sexta-feira, outubro 05, 2007

BIRMÂNIA


Free Burma!

A Birmânia nunca fez parte do "EIXO DO MAL".
No entanto é óbviamente um lugar que a palavra democracia só aparece em sonhos para seus moradores.
Uma ditadura sanguinária em um país que ninguém quer ajudar. Talvez por não ser rico em petróleo, não ter fronteiras com a Europa, não ameaçar a "geopolítica" de sua região pobre e atrasada (por culpa de seus dirigentes ricos e exploradores).

Um lugar onde protestos pacíficos de monges budistas, que realmente ajudam a população (no lugar do Estado, chegam a ter escolas que lecionam para mais de 6.000 pessoas) são violentamente repreendidos, presos, torturados e assassinados.

Onde para impedir que o mundo saiba o que ocorre, o governo tirano corta energia elétrica e telefone para que imagens e vídeos não cheguem à internet.

Sei que existem aqueles que podem pensar "para que fazer isso e colocar sua própria segurança em risco?" ou "fizeram isso e nada mudou". Esses poderiam continuar a ser lentamente estrangulados e em paz com sua covardia, mas ninguém olharia para aquele cantinho do planeta se não fosse pelos que se levantam e enfrentam um adversário muito mais poderoso com dignidade.

A ONU não deverá impor sanções. Nenhuma potência mundial irá invadir a Birmânia em nome da "LIBERDADE e DEMOCRACIA" e destronar seus carcereiros de farda.
Mas é dever das pessoas ao menos saber que isso acontece.
É o mínimo.

[Banner disponínel aqui -> www.free-burma.org ]