quarta-feira, outubro 24, 2007

EMO - SURPRESA?



Essa charge é uma das mais verdadeiras que vi ultimamente.
Afinal, como em quase tudo na "indústria" da música, o estilo musical é um produto.
E, convenhamos, punk rock nunca foi palatável para as grandes massas.

Daí os marketeiros das gravadoras tiveram a grande idéia, vender algo novo para o grande público! Bastou pegar a roupagem "rebelde" do punk rock, colocar em garotos mais limpinhos e apresentáveis, e juntar com as letras mais melosas possíveis para criar uma espécie de hardcore emotivo, "que fala ao coração" de inúmeras adolescentes. Pronto! Temos Wando para quem diz gostar de rock! Roberto Carlos, que em sua fase pós 1980 até hoje carregava o estigma de ser o Rei das "domésticas", se escrevesse suas músicas para um grupo de garotos tocar com guitarras em alto volume, seria mais moderno do que nunca!

Tudo aquilo que encantou gerações mas era desprezado pelos jovens por ser considerado brega, de repente tornou-se "atual". Chorar pelo coração partido, pela amada que o trocou por outro, em 14 das 14 faixas de um disco! E o melhor, com um visual de rebeldia e contestação. De boutique, é claro. Afinal tudo é controlado milimétricamente para que um sucesso seja fabricado. Tudo para que a "indústria de consumo" tenha mais uma opção vendável.

Mais do mesmo.

Existe uma nova geração achando que rimar amor com calor é coisa de gênio. A diferença é que esse pensam gostar de rock.